O que é Assédio Moral ?

É perceptível que o homem atribui ao outro indivíduo suas perspectivas e anseios, para alguns o não contentamento pode desencadear disfunções em relação ao trato com os demais que fazem parte do seu convívio. Se esse ocupa um cargo ou exerce algum poder sobre um indivíduo, poderá utilizar dessa condição para destratar, humilhar e aplicar qualquer tratamento que desestabilize o psíquico e a moral do mesmo, a isso se dá o nome de Assédio Moral.
Não é possível prever onde, quando e com quem o assédio moral acontecerá, pois ele é tão comum de ocorrer dentro das organizações quanto se imagina, sejam elas empresas privadas ou públicas. Também não é fácil classificar por raça, sexo, faixa etária, religião e estado civil as vítimas e agressores desse tipo de assédio.
Para ser caracterizado o Assédio Moral o agressor deve acometer repetidamente os maus tratos e por tempo prolongado sobre a vítima. Os agressores utilizam artifícios como: culpar ou responsabilizar publicamente a vítima por uma suposta falha, fazer comentários sobre sua incapacidade, invadir a vida pessoal e até o fato de ignorá-lo são características do assédio moral. Já suas consequências podem gerar a vítima o isolamento familiar e de seus grupos sociais, causar inibição de expor suas ideias, levar a vítima a pedir ou causar sua demissão, visto que essa última geralmente é por insubordinação, o assédio moral pode ainda acarretar patologias psicológicas e/ou físicas como: depressão, alcoolismo, entre outros.
Apesar da gravidade do tema estudado, percebe-se que não há em nosso país leis rígidas para coibir esse tipo de assédio, fazendo com que não se mensure e nem haja punição para os agressores. Na cidade de Itapipoca os relatos apresentados reforçam a aprovação de leis e aplicação de práticas punitivas. Já em alguns países o tema já é tratado com maior valor, mas ainda falta um trabalho intensificado para que seja erradicado o assédio moral.
Contudo, o assédio moral além de causar a vítima sofrimento ímpar, causa a família e aos grupos sociais do mesmo um sentimento de total impotência, visto que estes não detém de conhecimento para reverter os maus tratos sofridos. È necessário ampliar formas de punir e coibir esse tipo de assédio, melhorando assim a vida e o bem estar dos colaboradores nas empresas. 


Referencial Teórico:




KELLY, Daiane; CARNEIRO, Fabiana; CRUZ, Raquel da. ASSÉDIO MORAL: O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA MORAL NA RELAÇÃO TRABALHISTA EM ITAPIPOCA. Itapipoca, 2009. 47p.

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo é o remédio - Alice no país que ela criou (Experimento)

Folha Amassada

Felicidade