RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS: AS DIFERENTES TÉCNICAS UTILIZADAS PELA INDÚSTRIA E O COMÉRCIO NO MUNICIPIO DE ITAPIPOCA-CE

 INTRODUÇÃO

As organizações aprenderam com os avanços tecnológicos das últimas décadas a responderem rapidamente as demandas na melhoria de seus processos de trabalho, produtos e serviços, mas para que isso ocorresse de maneira satisfatória, todas as pessoas inseridas no contexto organizacional precisaram ser evidenciadas.
Evidenciar pessoas no âmbito organizacional é um ponto a favor de qualquer instituição, justamente pelas contribuições que estas podem trazer ao ambiente empresarial, gerando rentabilidade e solidez aos negócios independente do cargo ou função que as mesmas exercem. Como as pessoas são tão importantes para as organizações, se faz tão necessário quanto saber captar, saber reter esses talentos, para tanto, são preciso boas práticas organizacionais para externar todas as vantagens de se estar em determinada empresa, ocasionando assim um ciclo harmonioso e consolidado, onde a empresa atrai muito mais candidatos ao seu processo de seleção por saber manter aqueles que já estão. Diante disso é preciso elaborar uma seleção criteriosa e que atenda em sua totalidade o mapeamento do perfil desejado, fazendo assim a escolha mais plausível. Por sua vez, tendo pessoas aptas a desempenhar um bom trabalho fica ainda mais possível a empresa contratante ter indivíduos que galguem suas expectativas e assim condições para atingir os objetivos da organização.
Com as constantes mudanças do mundo moderno foi repensada ao longo do tempo a forma como as empresas contratam seus colaboradores, ganhando assim uma nova sistemática no que se refere ao recrutamento e seleção dos seus candidatos.
Para entender melhor como funciona o processo de recrutar e selecionar é necessário compreender o que significa esses dois subsistemas da área de Recursos Humanos, onde recrutar significa captar, atrair os candidatos ideais para concorrerem às vagas em aberto na organização, selecionar significa avaliar detalhadamente os candidatos advindos do recrutamento para uma tomada de decisão fidedigna com os anseios da empresa requisitante da vaga. A compreensão desses importantes subsistemas e aplicabilidade correta dos mesmos é feita pela área de Recursos Humanos, que tem como principal objetivo criar um ambiente propenso a criatividade, inovação, clima cordial e alinhamento da comunicação dentro das organizações, garantindo que ambas as partes: empresa e colaborador sintam-se parceiras para atingir seus resultados.
Para que haja foco incomum entre os objetivos da organização e os colaboradores que dela fazem parte, se faz de grande valia que a área de Recursos Humanos execute muito bem a base do seu processo de escolha, o de recrutar e selecionar os candidatos que a empresa precisa, no entanto para que aja a decisão coerente com a decisão do candidato ideal através da seleção de pessoal, é de fundamental importância que o recrutamento tenha sido executado satisfatoriamente, dando uma quantidade suficiente para dar subsídios ao excelente fechamento da vaga.
O recrutamento é o fator primordial para a busca de candidatos aptos para a próxima etapa do processo seletivo é através dele que serão captados os candidatos compatíveis com o perfil requisitado pela chefia imediata, para tanto as fontes para captação e a forma da mensagem a ser transmitida ao mercado de trabalho precisam ser atrativos para os profissionais que a empresa deseja ter em seu quadro funcional. Existem inúmeras fontes para recrutar os candidatos necessários ao preenchimento da vaga em aberto, se o recrutamento for de forma interna que é o desenvolvimento do processo com as pessoas já inseridas na própria empresa, a comunicação da vaga e resposta será de maneira rápida sem falar no baixo custo que esse recrutamento apresenta, se a forma for externa quando à busca se dá pela captação de pessoas no mercado de trabalho, ou seja, fora do âmbito da empresa requisitante, as fontes serão diversas, indo deste a classificação em jornais e revistas, anúncios em mídias, internet e panfletos, a divulgação em feira de empregos, congressos e convenções profissionais, entre outros.
Recrutar pessoas é encantar candidatos que estão ou querem sair de uma condição atual para uma condição melhor, o encantar não é enganar, de nada adianta atrair se não pode manter os profissionais ideais in loco, é imprescindível mostrar ao mercado que a empresa solicitante oferta condições significativas aos seus colaboradores e, por esse motivo é a melhor escolha para se trabalhar. Se o recrutamento for externo quanto melhor é a imagem da empresa perante o mercado, melhor a facilidade na captação dos candidatos. O recrutamento é um dos elos de grande relevância, por abrir as portas da organização para os candidatos esperados para a continuação devida do processo seletivo, para que este tenha aparato para o sucesso, o recrutamento precisa ser bem trabalhado e a continuação desse trabalho segue com a seleção de pessoal.
A seleção de pessoal é a última etapa do processo seletivo, através dele será possível mensurar se a fonte utilizada no recrutamento foi a mais adequada para a resposta mais coerente para a vaga solicitada. Várias são as definições para seleção de pessoal, no entanto a explanação mais correta é de identificar entre os candidatos recrutados aqueles que apresentam mais características em conformidade com o cargo à disposição, utilizando-se de técnicas especificas para uma correta análise dos conhecimentos, atitudes e habilidades dos recrutados.
Existem várias etapas para o processo decisório da seleção de pessoal, entre entrevistas individuais, coletivas e técnicas, entre testes de conhecimento, desempenho e psicológico, análise das referências e competências vivenciadas em outras empresas dos candidatos que desejam pleitear a vaga. Haverá uma variação das técnicas de acordo com o cargo, o nível da vaga em aberto e o que a organização julga ser necessário para essa síntese, podendo eliminar ou incluir etapas para a correta análise dos candidatos. Após toda a análise da seleção de pessoal a conclusão sobre a escolha pertinente para vaga á disposição é concretizada, significa que o processo seletivo atingiu seu resultado esperado, ao menos pela ótica da finalização ideal do processo.
Mas, a resposta aos estímulos dados pela organização por parte do contratado evidenciará se o recrutamento e a seleção de pessoal realmente definiu corretamente seu preposto, afinal de contas o processo seletivo não é uma atividade unilateral, precisa da resposta de ambas as partes: empresa e colaborador para dar certo, no entanto, se o recrutamento e a seleção de pessoal não forem bem aplicados os riscos tornam-se ainda maiores de não conformidade dessa parceria, gerando mais perda de tempo e onerando mais despesas.

SITUAÇÃO PROBLEMA
Desde o escambo como moeda de troca para as compras e vendas percebe-se que o comércio seguia um modo mais informal no que se refere às regras e procedimentos, ao contrário da indústria que iniciou suas operações numa sociedade mais desenvolvida tendo como marco a Revolução Industrial e que por essa razão tem como cultura as normas de processos e métodos de trabalho. Gerou a curiosidade em saber após tantos anos como esses dois segmentos trabalham o recrutamento e seleção de pessoas e se as influências passadas de alguma forma exercem reflexos nos dias de hoje.
Evidenciar a evolução da área de Recursos Humanos em ramos diferentes de atuação, se a participação da área é ativa ou ainda trabalha timidamente nesses eixos organizacionais.
Buscar entender o recrutamento e seleção desses dois pólos distintos: Indústria e Comércio descobrir ou não possíveis variantes, e se estas atrapalham o ritmo das atribuições dos colaboradores prejudicando nos resultados dessas organizações. Saber se os procedimentos da área de RH são seguidos piamente por ramos de atividades tão diferentes, a não conformidade com tais procedimentos podem de que forma interferir.
Afinal, há alguma diferença no recrutamento e seleção de pessoas da indústria e comércio local?

JUSTIFICATIVA
            As atividades da área de RH não se limitam apenas ao recrutamento e seleção, existem os programas de desenvolvimento e treinamento, análise de clima organizacional, avaliação de resultados, planos de cargos e salários, segurança e medicina ocupacional, contudo para atrair e captar os candidatos ideais para o desenvolvimento desejado pela organização é imprescindível atuação desses dois subsistemas: recrutamento e seleção, pois com eles é possível ter nas empresas pessoas aptas para contribuir de maneira correta com suas atribuições.
Tanto o recrutamento quanto a seleção de pessoas predispõe de etapas que merecem ser seguidas pelo simples fato que estas exercem de contribuição ao final para os resultados das empresas, tais resultados atrapalham o andamento da organização quando esta tem em seu quadro funcional, pessoas nada motivadas, que não apresentam características compatíveis para as vagas ocupadas por estas, entre inúmeras outras problemáticas. Para a correção dessa situação é preciso ao menos ter engajado na organização a compreensão e aplicação efetiva desses subsistemas de RH, recrutar e selecionar é ganhar estatisticamente chances de ter na sua maioria pessoas identificadas com os objetivos e a cultura organizacional de onde desejam estarem inseridas.
Atualmente, a administração de recursos humanos é adotada de forma direta ou indireta nas empresas, seja ela pequena, média e de grande porte, de maneira estrategicamente organizada ou não, onde o recrutamento e a seleção de pessoal tem que acontecer, pois as organizações buscam candidatos a altura de um mercado tão competitivo para que por sua vez elas continuem em crescente nesse próprio mercado. É necessária uma análise de dois pólos distintos no que se refere ao ramo de atividade, empresas de grande porte que já tem um RH estruturado e que utilizam desses principais subsistemas para captar e selecionar seu quadro funcional e saber quais variáveis existem entre elas, aja visto a diferença entre o ramo, mas acima de tudo perceber a importância da área de RH nos seus resultados. Feitas tais descobertas é possível apresentar formas para a melhoria de sua estrutura nas práticas de RH, pois o estudo desses subsistemas ajuda a dissolver problemas que muitas vezes estão no inicio do processo seletivo.
              Durante esse trabalho será possível conhecer e entender as características desses dois subsistemas de RH, perceber as variáveis que são encontradas para o bom andamento do processo seletivo, traçar um paralelo entre a indústria e comércio na aplicação desses subsistemas. Mensurar o que área de RH já evoluiu na sua trajetória desde década de 90.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
            Analisar o processo de recrutamento e seleção de pessoas realizados nas maiores empresas empregadoras do município de Itapipoca nos ramos do comércio e indústria.

Objetivos Específicos
·         Expor a evolução da gestão de pessoas nas organizações;
·         Especificar a função do recrutamento e seleção de pessoas nas empresas;
·         Relatar as vantagens e desvantagens de cada tipo de processo do recrutamento;
·         Apresentar a importância do planejamento e das técnicas de seleção de pessoas;
·    Detalhar as diferenças sobre as formas de recrutar e selecionar da indústria e comércio local.

Postagens mais visitadas deste blog

O tempo é o remédio - Alice no país que ela criou (Experimento)

Folha Amassada

Felicidade